quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Trilhas sonoras e suas cenas

Em algumas séries ela passa despercebida. Uma sonoplastia da porta do carro batendo ou barulho de passos antevendo a entrada dos personagens. Geralmente, as séries policiais ou de ficção científica. Os sitcons também. Só as risadas do “público”. Mas em outras, a trilha sonora é tão importante quanto a personagem principal da trama.  Conectando todos os pontos de uma cena, elevando as emoções representadas na tela a um nível de relação entre a realidade e a ficção até então desconhecidos. As trilhas marcam vidas de fãs ou até mesmo gerações inteiras.



5ª - Skins UK
Pra quem já se acostumou com as séries norte-americanas e o sotaque ianke, Skins UK, da rede E4 é uma bela mudança. A série inglesa mescla uma série de músicas atuais com bandas que se tornaram grandes ícones em tempos passados e têm importância até hoje.  Até apresentações de bandas reais em episódios já aconteceu. De Debussy a Metallica, um pouquinho de tudo se ouvia na série finalizada este ano com sete temporadas.



4ª - Gilmore Girls (Tal Mãe, Tal Filha)

A série norte-americana conta a história da família Gilmore, pelo foco da Lorelai e da filha Rory.  Criada no início da década 2000, a trilha sonora foi composta pelas melhores bandas que faziam sucesso àquela época. Um destaque é a música da vinheta de entrada que, além de ser boa, gruda na cabeça feito chiclete.



3ª - The O.C. (Um Estranho no Paraíso)
Tendo como cenário principal o condado de Orange, na Califórnia, The O. C. conta a história de Ryan, adolescente adotado pela família Cohen e todos os dramas que tal enredo pode trazer.
Sucesso de audiência, com apenas quatro temporadas, a série fez 10 anos do seu lançamento em julho de 2013.
Assim como Gilmore Girls, a vinheta de entrada é destaque da trilha sonora.  E, assim como Skins UK, trouxe em seus episódios apresentações de bandas reais, lançando a conhecida The Killers ao sucesso.



2ª - Grey’s Anatomy
Talvez a série médica mais dramática já feita (mais até que o famoso e pioneiro ER – Plantão Médico), em sua nona temporada, a série despensa explicações. Sua trilha sonora é o exemplo de como a música pode se tornar também um personagem de tramas bem escritas.



1ª - DOAMOR
A série brasileira produzida pelo canal pago Multishow, criada esse ano, tem se destacado não só por sua trama, mas também pela sua trilha sonora. Com história atual, suas músicas não poderiam ser diferentes. Ícones da música brasileira como Marcelo Camelo e Marisa Montes são exemplos.
Para acessar o vídeo da série, clique AQUI.


Texto: Letícia Rodrigues, Mariana Bellozi e Michael Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário