quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O que a abertura diz sobre suas séries preferidas?

Um assunto que tem se tornado unanimidade nos últimos tempos são as séries. Ultimamente, é muito difícil achar alguém que não goste ou acompanhe pelo menos uma.  Mas uma coisa que é muito importante em um programa de TV e que muita gente não repara é a abertura. No início do ano, o site Den Of Geek fez uma lista das 10 melhores aberturas de séries da atualidade e nós escolhemos nossas cinco preferidas para mostrar pra vocês e falar um pouco sobre elas.


5. Desperate Housewives

A série é uma mistura de drama com humor e a sua abertura não poderia ser diferente. A música escolhida foi feita especialmente para a série, por Danny Elfman. Ela é uma animação que faz o uso de obras de arte famosas e figuras que remetem ao trabalho das donas de casa, desde Adão e Eva, passando por imagens que indicam a submissão da mulher e por fim chega à imagem de uma dona de casa da Pop Art que agride o marido, mostrando então toda a evolução do papel da mulher na família e fazendo uma brincadeira com o fato de que, agora, elas também são capazes de “brigar” de forma igual. Por fim, a abertura mostra as personagens da série para ambientá-las ao tema.



4. Elementary

Elementary é uma adaptação da obra de Arthur Conan Doyle, feita por Robert Doherty. A série traz os personagens Sherlock Holmes e Dr. Watson vivendo em Nova Iorque na atualidade. A abertura dessa série tem um tom mais intelectual e traz uma sequência de imagens onde algumas ações são realizadas pelos atores. A abertura busca trazer um equilíbrio entre o clássico de Sherlock Holmes e a modernidade na qual ele está inserido. A música, feita por Sean Callery, é uma mistura de clássica com moderna. A escolha de uma Máquina de Rube Goldberg foi feita para demosntrar como a cabeça de Holmes funciona, algo que visto pelos outros é excepcional, mas que, na verdade, é apenas lógica e matemática. Na máquina podemos observar, mais uma vez, essa mistura de elementos modernos com figuras clássicas. Para acessar o vídeo da série, clique AQUI.


3. Dexter

Dexter é uma série de suspense violenta, mas com um certo lado cômico e seus criadores souberam retratar isso de uma maneira bastante criativa. A sequência de cenas estreladas pelo ator principal da série, Michael C. Hall, mostra a sua rotina no café da manhã de uma forma que remete aos rituais usados por ele na série para cometer os assassinatos. Para amenizar toda essa violência representada nas cenas do café da manhã, vem a música que foi feita para a série e criada por Rolfe Kent. O ar cômico da música, misturado com a aparente violência do café da manhã, retrata perfeitamente aquilo que Dexter é: um serial killer que todo mundo gosta.



2. Game of Thrones

A série criada por David Benioff e D.B. Weiss é uma adaptação da série de livros A Song of Ice and Fire de George R. R. Martin. Sua abertura é uma animação que remete a toda a linha épica que a série tem. A animação retrata uma passagem sobre um mapa onde podem ser observados os 7 reinos retratados nas histórias da série, as espadas remetem às guerras que são travadas pela disputa do trono e algumas imagens que remetem à feitiçaria mostram que elementos fantasiosos também estarão presentes.



1.True Blood

True Blood é uma série que aborda a temática dos vampiros e seres encantados de forma mais tradicional e ao mesmo tempo moderna. Sua abertura é carregada de elementos que remetem à sexualidade que é tão presente no programa. As imagens que aparecem nos quadros rementem a elementos presentes na série. Nascimento e morte, luz e escuridão, êxtase sexual e religioso fazem com que o telespectador saiba o que está por vir na série, mas sem explicitar demais. O vermelho sempre aparece para poder lembrar o sangue, mas é um dos poucos elementos que ligam a abertura aos vampiros, que são os personagens principais.  A música tema, Bad Things de Jace Everett, vem para fechar com chave de ouro todas essas referências feitas na abertura, pois sua pegada mais sensual faz lembrar toda a sensualidade dos personagens da série.



Assim como a capa do livro, a abertura da série é a primeira impressão que temos sobre o programa e nada mais justo que elas sejam como essas, muito bem trabalhadas para nos fazer ter vontade de não perder nenhum episódio. 



Texto: Letícia Rodrigues, Mariana Bellozi e Michael Maia


Nenhum comentário:

Postar um comentário