quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Os personagens e as suas mudanças nos seriados

Eles apresentam infinitas características, desde o sapato que eles usam ao corte de cabelo. Alguns desses personagens já iniciam a série e mudam com o passar dos episódios e temporadas, sem deixar a essência deles para trás.
Primeiro, a proposta dos seriados é apresentar uma linearidade na história, porém os personagens podem sofrer essas alterações em seus perfis e se diferem muitas vezes de alguns padrões de telenovelas em que desde o início já sabemos quem será o vilão e o mocinho da trama (uma exceção foi A Favorita, de João Emanuel Carneiro, exibida pela Rede Globo).



De acordo com Flavio de Campos, o autor do livro Roteiro de Cinema e Televisão, o personagem, ao longo do tempo, não se transforma, mas se revela. E concordando ou não, é perceptível chegarmos na segunda temporada de uma série e descobrirmos que o pai de uma personagem tem um segredo escondido ou algo do tipo. Revelações que surpreendem os fãs e os atraem mais ainda.
Um exemplo crucial do crescimento dos personagens é visto em séries voltadas para o público adolescente, onde os atores, na maioria das vezes, são da mesma faixa etária que os fãs. O tema adolescência é amplo e muito abordado na televisão, seriados como Beverly Hills, 90210, Gilmore Girls, The O.C., Dawson’s Creek mostraram como é a evolução de personagens para a vida adulta.

Gilmore Girls, o crescimento de mãe e filha ao longo de sete temporadas


The O.C. demonstra a evolução dos adolescentes em uma mistura de comédia e drama

Atitudes de adolescentes se contrapõem com situações de adultos, ponto frequente nessas séries, o que fazem os fãs se deliciarem com conflitos que são próximos de suas vidas. Interessante destacar o seriado Buff The Vampire Slayer, em que os personagens principais mostraram ao longo de todas as temporadas uma transformação visível apenas no modo de vestir e nas atitudes. No início, Buffy, a personagem principal interpretada por Sara Michelle Gellar, é uma garota de 15 anos que luta contra vampiros, bruxas e demônios. As roupas, o cabelo e as atitudes são de uma garota. Ela se apropria de tons claros, usa saias e roupas mais infantis. Porém, quando chegamos na sexta temporada, Buffy é uma mulher.

Buffy na primeira temporada

Podemos colocar em xeque a questão de que os atores crescem, no caso de Sarah, e isso colabora com a mudança e crescimento da personagem. Mas a mudança de Buffy é mais do que uma transformação hormonal, ela apresenta uma atitude mais séria, acompanhando os dramas do seriado. Sem deixar de notar no vestuário, a personagem utiliza muito de roupas de couro e outras variações representando uma femme fatale.

Buffy na sexta temporada

Se formos falar de figurinos, então podemos destacar a série Grey’s Anatomy e a mudança no vestuário como crescimento profissional. No início os personagens são internos em cirurgia em um hospital, quase como estagiários, os uniformes são de cor azul clara, e com o passar das temporadas vemos os personagens crescerem psicologicamente e no trabalho, deixando as roupas mais escuras. O cargo final dos cirurgiões na série, chamados de atendentes, utiliza de uniformes da cor azul escura.

Em Grey’s Anatomy os personagens se diferem no trabalho pela cor do uniforme

O crescimento dos personagens é visível, podemos ver como o figurino colabora com essa questão. As cores utilizadas e os tecidos, assim como os cortes de cabelo, que muitas vezes apresentam novas representações dos personagens.
Podemos enumerar infinitos fatores que apresentam a evolução dos personagens que gostamos/odiamos nos seriados de TV, o mais importante é entendermos que é também um negócio envolvendo muito dinheiro e várias pessoas, que estudam a recepção desses programas no público. Querendo ou não, as mudanças nos personagens podem refletir, muitas vezes, nas mudanças que acontecem em nossas vidas.


Texto: Letícia Rodrigues, Mariana Bellozi e Michael Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário