sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Rosângela Rennó

Rosângela Rennó é uma importante artista plástica da arte contemporânea brasileira. Nascida em Belo Horizonte (MG) no ano de 1962, é graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard de Belo Horizonte e doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Em suas obras essa sua formação intelectual está muito presente. Nas suas criações os detalhes arquitetônicos estão muito bem representados, compondo uma obra de arte extremamente conceituada.





Outro recurso muito utilizado por Rennó nas suas criações é a fotografia. Ela não é uma fotógrafa por formação, mas a artista se apropria dessa área com maestria. Fato que causa certo ciúme nos fotógrafos profissionais, que se sentem incomodados com a utilização de fotos com finalidades artísticas, deixando em segundo plano as técnicas de fotografar.



Uma obra de Rosângela Rennó que utiliza de alguns conceitos fotográficos é o Hipocampo (1995). A criação em questão trabalha com os efeitos de luz e sombra, o que causa grande fascínio no seu observador. O Hipocampo consiste numa sala branca e vazia fortemente iluminada que, de repente, fica escura. Em seguida, uma série de textos em forma trapezoidal surgem no meio da escuridão.
Em seguida os textos vão perdendo sua luminosidade para não permitirem sua leitura completa. Após esse processo, seus apreciadores tinham gravados em suas memórias um ou mais textos que foram observados por eles para, aí sim, o visitante da obra tirar suas próprias conclusões sobre a obra de Rosângela.


Algumas outras obras de Rosângela Rennó são Frutos Estranhos (2012), exposto no Centro de Arte Moderna de Lisboa, em Portugal. A última foto (2006), exibido na Galeria Vermelho na cidade de São Paulo (SP) e o Anti-Cinema (1989), mostrado no Centro de Arte e Corpo de Belo Horizonte (MG).

Texto: Frederico Maritan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário