sábado, 31 de agosto de 2013

Música clássica nos desenhos

Hoje fãs de animações, ou fãs de desenhos animados, ou de música clássica, ou simples leitores do blog por seus próprios motivos, vamos falar sobre animações e música clássica (como é claro, já denunciava o título do post).
Muitas pessoas tiveram seu primeiro contato (às vezes, único) com a música clássica através de filmes e desenhos, muitos dirigidos por Chuck Jones, animador lendário que, trabalhando em diversos estúdios ao longo de sua carreira, animou alguns dos cartoons mais conhecidos.



Mas o senhor Jones especialmente iniciou esse hábito de trazer a música clássica às animações, motivo afinal, do post de hoje. Talvez você se lembre desses concertos, comuns em desenhos como Patolino, Pernalonga, Tom e Jerry ou Pica-Pau.  Afinal o que diriam deles Mozart ou Franz Liszt?




E talvez a música de um senhor russo, de barbas brancas tenha chegado aos seus ouvidos através dessa cena (clique AQUI para ver o vídeo).
Na verdade, cada música do filme da Disney A Bela Adormecida de 1959 foi retirada do balé homônimo do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, que estreou em 1890 em teatro na cidade de São Petersburgo. Mas talvez você se recorde desse outro balé também de Tchaikovsky, história triste da garota que se transformou em cisne, e perdeu seu enganado grande amor: 


Ou do Pernalonga imitando Leopold Stokowski, considerado um dos maiores maestros do século 20.
Os exemplos são extensos: Tom e Jerry atormentando o maestro, ou Clara resgatando o Quebra-Nozes, ou Pica-Pau interpretando a ópera de Fígaro, e Aurora hipnotizada subindo as escadas para o sono eterno ao som sinistro de Tchaikovsky.
A música clássica esteve presente ao longo dos anos nas animações. Hábito que diminuiu, senão sumiu completamente agora é claro, mas que levou o compositor George Daugherty, a criar esse espetáculo, baseado nos desenhos animados famosos que já citamos.




Mas para finalizar o post, antes de citar Johann Strauss II, ou Beethoven, ou quaisquer outros compositores marcados e marcantes nas animações conhecidas, vou andar na ponta dos pés (clique AQUI).



Texto: Vanessa Castro, Ana Paula Lopes e Jéssica Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário