sábado, 31 de agosto de 2013

Festivais

Os festivais de animação são ótimos eventos para profissionais e fãs se reunirem, conhecerem novos filmes e curtas, participarem de oficinas, palestras e muito mais. Abaixo conheça um pouco sobre 3 dos grandes festivais mundiais de animação (Annecy, Ottawa e Anima Mundi) e outros menores que ocorrem anualmente no Brasil, destacando-se mais a cada edição. 


Festival Internacional du film d'animation à Annecy - França


Existente há mais de 45 anos na França, o Festival de Annecy foi referência para a criação de muitos outros festivais (entre eles, o próprio Anima Mundi). Desde 1960, a cidade de Annecy, em Haute-Savoie, acolhe este evento, que reúne amadores e profissionais do setor. Durante seis dias, a cidade vive ao ritmo das projeções propostas nas diferentes salas da cidade e no Pâquier, grande espaço de caminhadas ao ar livre à beira do lago de Annecy. Em cada edição, um tema diferente é homenageado. O festival tem suas tradições: a terça-feira à noite é dedicada a Walt Disney; a sexta-feira à noite ao Canal+ (TV); e o sábado à noite à difusão do longa metragem premiado pelo júri. 


No final dessas projeções, são atribuídos vários prêmios: o Cristal de longa metragem; o Cristal de Annecy (para curta metragens); o Cristal da Produção TV; o prêmio "Jean-Luc Xiberras" para o primeiro trabalho; o prêmio para o melhor videoclipe ou ainda o prêmio do público para longa metragens. 


Ottawa International Animation Festival - Canadá
Com 30 anos, é o maior festival de animação da América do Norte. É um dos mais antigos e conceituados eventos de animação do mundo, ao lado de Annecy. Entre os muitos outros impressionantes curtas animados que foram exibidos no Festival Internacional de Animação de Ottawa, destaque para uma animação da Pixar Canada exibida no festival de 2012: "Partysaurus Rex". Com todos os clássicos personagens de Toy Story, dessa vez Rez foi o centro das atenções. 
A história da animação - sem dar spoilers - mostra que Rex é considerado um 'estraga festa' pelos seus amigos mais próximos, mas quando ele conhece os brinquedos da banheira, o 'Partysaurus Rex' nasce. O curta fará você rir até chorar com os novos personagens, com o novo cenário e com o novo lado do Rex que ninguém nunca viu. 


Anima Mundi - Festival Internacional de Animação do Brasil
Quatro animadores do Brasil se reuniram para criar um festival internacional de animação. Começava, assim, em 1993, o Anima Mundi, que hoje é o maior festival de animação da América Latina e um dos três maiores do mundo. Além de sua mostra competitiva, o evento conta com os papos animados, palestras e diversas oficinas para quem busca conhecer um pouco mais dessa arte. O evento acontece anualmente no mês de julho, no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas tem crescido bastante com sua mostra itinerante que acontece no decorrer do ano em outras cidades. 
O Anima Mundi nunca foi apenas uma mostra de filmes. Oficinas, workshops, performances, encontros, fóruns e debates fizeram do festival um dos principais eventos do calendário audiovisual brasileiro e o consagraram como a grande vitrine para a produção de animação nacional e internacional. É com a experiência de quase duas décadas em atividade que o Anima Mundi chegou em 2013 a 19° edição com fôlego de iniciante. 



Granimado
Acontecendo ao mesmo tempo que o Festival de Cinema de Gramado, o Granimado é um festival para animadores que visa discutir e fomentar a produção de animação no Brasil, através de reuniões, encontros, premiações e divulgação entre os profissionais do meio. O evento teve sua primeira edição em 2006, já se consagrando no cenário nacional. Em agosto de 2007 foi realizada a segunda edição, com a presença de vários profissionais do ramo - inclusive internacionais. 


Na programação do festival são inclusas exibições de longas nacionais, entrevistas, oficinas e mostras competitiva e paralela. O festival teve o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), do Centro Técnico Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (CTAv/SAV/MinC) e do Consulado Geral do Canadá. 
Em 2013, foram inscritos 141 curtas-metragens e videoclipes em animação de 14 estados, de todas as regiões do Brasil. Eles foram exibidos em três mostras competitivas - Mostra Nacional, Mostrinha Infantil e Mostra Gaúcha Tchê-Anima - e na Mostra paralela, que faz um panorama da animação brasileira com os melhores filmes não selecionados para as mostras competitivas. 
O evento já recebeu artistas consagrados do meio, como o brasileiro Ennio Torresan Jr, que trabalha atualmente na DreamWorks. Ele já foi roteirista e diretor de storyboard de episódios da série Bob Esponja


Locomotiva
Locomotiva acontece no mês de julho, na cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. O festival possui apresentações e premiações de filmes de animação em diversas categorias. Criado em 2005, ele incentiva a descoberta do audiovisual para crianças, adolescentes e adultos, contribuindo para a difusão da cultura brasileira de animação e gerando interesse de novos artistas pelo cinema de animação na cidade de Garibaldi e região, sendo hoje uma referência nacional em festivais. São realizadas 7 sessões diárias com uma hora de duração. A cada sessão, é transmitido um grupo de curtas e filmes, ocorrendo votação e premiação. Quem vota são os participantes de cada sessão, que poderão escolher seu filme preferido através de cédula. Podem ser inscritos curtas de animação de todos os gêneros com até 25 minutos de duração. Os filmes são pré-selecionados e participam de duas mostras competitivas: Mostra Nacional e Mostra Infantil, sendo julgados pelo júri popular, além de um júri profissional. Além das mostras competitivas, o festival também apresenta duas mostras de caráter não competitivo: Mostras Paralelas e Noite do Animador. 


Animaserra
Outro festival que vem se destacando muito desde 2005 é o Animaserra, que acontece em setembro na cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Além de animação, o festival engloba games e quadrinhos. 
O Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos, Games e Efeitos Digitais da região serrana do Rio de Janeiro é um festival anual realizado desde 2006 que conta com inúmeras atrações como exposições, palestras, mostras de animação e oficinas. 


Com grande aclamação do público desde sua primeira edição, o Animaserra tornou-se referência no estado do Rio como um festival de animação em que todas as atrações são gratuitas e ainda oferece premiações aos vencedores da Mostra Competitiva que todo ano recebe trabalhos do Brasil inteiro em várias técnicas de animação e tiras de quadrinhos. O Animaserra é um evento sem fins lucrativos, o que possibilita a democratização e o acesso a todas as atrações, mesmo para não profissionais e amantes da animação, quadrinhos, games e artes digitais. Clique AQUI e conheça as obras classificadas da mostra competitiva do 8° Animaserra. 



Texto: Vanessa Castro, Ana Luisa Lopes e Jéssica Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário