sábado, 31 de agosto de 2013

A ultraexposição do corpo no VMA 2013

No dia 25 de agosto, aconteceu o Video Music Awards, evento que premia, através do voto popular, os grandes sucessos da indústria fonográfica. Apesar de ser um evento jovem e também ter seus pontos altos – como na incrível apresentação do medley do cantor Justin Timberlake, que contou também com a apresentação de integrantes da banda N’SYNC - essa última edição da premiação causou polêmicas após a apresentação de duas estrelas pop: Miley Cyrus e Lady Gaga.


A jovem atriz e cantora Miley Cyrus foi revelada pelo Disney Channel, após interpretar a personagem título da série Hannah Montana, exibida entre 2006 e 2011. Logo, Miley já havia se tornado ícone entre crianças e pré-adolescentes da época. Mas Miley cresceu, já não é mais a garotinha que interpretava a cantora que vivia uma vida dupla. Nos últimos anos, a atriz tem mostrado uma mudança de comportamento, como se quisesse romper com a imagem criada pela Disney. Já fez declarações sobre uso de drogas, mudou radicalmente o visual e, na noite do dia 25, abusou da sensualidade ao cantar seu no single, We Can’t Stop, vestindo apenas lingerie. Além do figurino sensual, quando o cantor Robin Thicke se juntou à cantora na música Blurred Lines¸ Miley fez danças bem sugestivas, como se tentasse seduzir o cantor.


Já Lady Gaga tinha tudo para passar “despercebida”, não fosse a cantora finalizar sua apresentação vestindo apenas um biquíni tipo fio dental. Porém, a estrela não podia deixar o VMA sem chamar um pouco de atenção para si.


Ambas as atuações chamaram a atenção do Conselho de Pais para Televisão dos EUA, uma organização não-governamental voltada para análise e controle do que é veiculado na TV norte-americana. O Conselho repudiou as performances das artistas, afirmando que foi uma “substituição de talento por sexo”. De fato, as artistas apelaram para a exposição do corpo e exaltação da sensualidade, algo cada vez mais visto na televisão.



Texto: Verônica Valverde, Pedro Vital e Marina Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário