sábado, 3 de agosto de 2013

O Projeto 54 de El Cabriton

O baralho é uma ferramenta de jogo que foi introduzida na Europa durante o século XIV e que se popularizou em vários países a partir do séc XV. Ao longo dos anos, e considerando as possibilidades tecnológicas de impressão, algumas marcas ousavam no design do baralho, colocando figuras e desenhos nas cartas.  No Brasil, a Copag é a responsável por maior parte da produção e venda desse produto desde 1918.



Em 2010, em conjunto com a Copag, a marca El Cabriton deu início a produção de um projeto - o Projeto 54 – que consiste na produção de um baralho com 55 cartas, sendo que 54 delas são produzidas por 54 artistas brasileiros diferentes. Eles foram convidados à, individualmente, desenhar de forma livre e autônima uma carta da coleção, o que resultou em um produto incrível. 



A loja tem um extenso histórico de trabalhar com a arte e convidar diversos artistas para colaborar em suas produções, mas considero o Projeto 54 uma grande obra multifacetada que, por um preço relativamente acessível, permite àquele que o adquire ter, literalmente, obras de arte ao alcance se suas mãos além de valorizar a produção artística brasileira.
Os 54 artistas foram ainda convidados a colaborar no Projeto Fachada, que dá uma repaginada periodicamente na ‘cara’ da loja. Abaixo um vídeo da participação de um dos meus artistas preferidos, que também fez um dos meus designs preferidos do Projeto 54, o Lese Pierre.

A proposta dos baralhos diferenciados, que foi muito bem aceita pelo público, hoje já está em sua 3ª edição. Você pode adquirir o produto pelo site da El Cabriton



Texto: Camila Calixto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário