Dia 29 de agosto se comemora o Dia
Nacional do Combate ao Tabaco. Com campanhas cada vez mais comuns no cotidiano
dos brasileiros, é impossível não notar na aposta de governos, fundações e
outros órgãos de todo o mundo, na abordagem forte, impactante e altamente
criativa utilizada para tratar do assunto.
Com dados positivos, uma pesquisa
realizada pelo Ministério da Saúde constatou que o número de fumantes
brasileiros com mais de 18 anos caiu 20% nos últimos seis anos. Assim como
afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, este é justamente o resultado
do massivo investimento em ações de prevenção e controle do uso do tabaco.
As campanhas estão em todas as partes.
Uma delas, realizada por um hotel em Florianópolis, utiliza toalhas que, quando
enroladas, assemelham-se a um cigarro por estarem envoltas a um papel marrom. O
efeito da mensagem se completa com a frase “Não jogue a toalha na luta contra o
cigarro”.
Associação de Defesa da Saúde do
Fumante (Adesf), criada em 2012, apostou em anúncios que faziam uma analogia
entre plantas de uma aeronave e um foguete com o cigarro. Ao abusar do preto e
branco, a mensagem de hostilidade, quebra e fragilidade se transmite perfeitamente
com a assinatura, que completa: “Seu corpo é uma máquina 10 vezes mais
complexa. E fumar pode danificar qualquer parte dele”.
Posteriormente, a ADESF lançou outra
campanha contra o fumo, mantendo a sua marca de anúncios que exploram o preto e
o branco para transmitir o cigarro, assim como a relação entre elementos
diversos (objetos, ações etc) e o cigarro. Desta vez, órgãos do corpo humano
transmitiam a sensação de estarem queimando ou fumando por emitirem fumaça.
A diminuição da frequência de fumantes
passivos também apresenta números para se comemorar: passou de 12% para 10% no
ano passado, de acordo com a pesquisa. Ainda assim, 53 mil fumantes passivos
morrem por ano em todo o mundo. Os números se refletem na quantidade de
campanhas que contemplam os não fumantes que convivem com fumantes, seja em
ambiente de trabalho quanto doméstico.
A Fundação de Câncer do Pulmão (em
inglês, LungCancer Foundation), uma das maiores instituições
filantrópicas americanas atuante na erradicação e controle do câncer de pulmão,
lançou uma campanha que foca em crianças que todos os dias respiram as
substâncias nocivas do tabaco em suas casas. No cartaz divulgado abaixo, a
criança segura uma boneca com uma das mãos e um cigarro na outra, que aparenta
ser um braço de uma mulher fumante. A frase do anúncio “Fumo passivo
hospitaliza 17 mil pessoas no Reino Unido todo o ano” completa a mensagem
passada.
Outra campanha voltada para crianças
que fumavam passivamente foi promovida pela Corporação Chilena Contra o Câncer
(Conac, Chilean Corporation Against Cancer em inglês). Mais um anúncio
que explora do preto e branco para transmitir certa hostilidade e fortes
imagens, a campanha utiliza crianças respirando a fumaça do cigarro, que em sua
forma de sacolas, parece que elas estão sendo sufocadas. E completa: “Fumo não
é apenas suicídio. É assassinato”.
Não são as propagandas de antitabagismo
que levam as pessoas a pararem de fumar. De fato, isso é uma decisão de cada um
por demandar muita força de vontade. O que estamos acostumados a ver são as
imagens divulgadas pelo Ministério da Saúde que, em geral, mostram exemplos do
que o cigarro causa ao organismo do fumante. São imagens chocantes, mas que já
estão assimiladas pela nossa memória, e já não causam o mesmo efeito. Quando
essas empresas investem em novas formas de tratar este tema, criando imagens
muito mais criativas, isso choca o público de uma maneira totalmente nova. O
que as imagens mostram em ambas as situações são os efeitos do hábito de fumar,
porém a forma como foram passados apelam para a sutileza, no caso das toalhas;
para a inteligência com as imagens do avião e da aeronave; para o visual no
caso dos órgãos montados de cigarros; e, talvez de forma mais pesada e forte,
nas propagandas que abordam o fumo passivo, pois trazem a imagem de crianças.
Texto: Caíque Verli, Jéssica Santana, Ana Paula Lopes, Thaiss Moreira e Andrezza Vieira
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