terça-feira, 30 de julho de 2013

Publicidade mescla o moderno e o vintage

Existe grande relação entre a arte e a publicidade, com ambas se reinventando constantemente. Diversas obras eruditas e/ou burguesas foram produzidas por artistas que viveram durante a Idade Média e o Renascimento. Retratam temas daquela época e atendem a demandas éticas e estéticas da aristocracia e Igreja de seu tempo. O que pode surpreender é que, segundo Pierre Bourdieu em O Mercado de Bens Simbólicos, essas obras ainda são frequentemente usadas pela Indústria Cultural, que renova suas técnicas e temáticas e adapta os assuntos para uma situação atual.

Foi exatamente isso o que o designer francês, Christian Louboutin, criador de uma linha de sapatos com solas vermelhas, fez na coleção de outono - inverno 2011/2012. O estilista selecionou algumas obras famosas para usar como inspiração e criar seu catálogo. Nas reproduções a seguir, são mostradas a imagem original e a adaptação feita.
Mudança entre o quadro original e a imagem modificada para a Publicidade.
Obras inspiradoras de Christian Loubotin:


Whistler’s Mother (1981), do pintor norte-americano James McNeill Whistler, que retratou sua mãe na obra. Como se vê, há predominância de três cores: preto, branco e cinza. A mulher está sentada de perfil e com uma aparência triste. O artista conseguiu com essa obra reafirmar a importância da família e essa imagem foi utilizada como carimbo em 1934 pelos correios dos Estados Unidos, acompanhada do slogan "em memória e em honra das Mães da América" e ela apareceu também em muitas propagandas comerciais. Um exemplo disso é a campanha citada acima do designer Christian Louboutin, de 2012, para mostrar sua nova coleção de sapatos de solas vermelhas. Na nova versão, a “mãe” tem em mãos um sapato de sua grife, que também é preto e a expressão da mulher é de mais entusiasmo.




Na obra Saint Dorothy (1640), do pintor Francisco De Zurbarán, nota-se que na primeira já havia a presença do vestido vermelho, que casou bem com a proposta da campanha de solas de sapatos de 2012. O designer modernizou o rosto da mulher, modificou um pouco o vestido, dando a ele um decote e realçando os seios, o que é facilitado pelo cabelo preso e na bandeja de frutas há uma sandália de cor e com sola vermelha.



Em Retrato de uma negra, do pintor Marie Guillemine, de 1800, a imagem modificada mostra um ar de sensualidade que o quadro original não tem. Além disso, a mulher negra apresenta na imagem modificada um corpo melhor, dentro dos padrões estéticos impostos pela sociedade atual, como,  por exemplo, os seios rígidos.


Retrato de menina de Jean Baptiste- Camille Corot: no quadro original, a imagem mostra uma menina cuja personalidade aparenta ser de inocência. Algo que contradiz com a montagem feita para a publicidade, onde a menina ganha características de mulher formada, com a roupa alinhada e um certo ar de malícia e esperteza.



Madalena e a Chama de Georges de La Tour 1640: aqui Louboutin usou a mesma técnica de Saint Dorothy e deu um destaque maior ao decote da modelo. Também podemos observar a presença do vermelho na saia de Madalena. Porém, a grande diferença é que ao invés de apreciar a chama da vela, como na obra original, aqui o olhar da mulher de dirige para o sapato. Este tem um aspecto rústico que combina perfeitamente com a atmosfera sombria da pintura.



Elizabeth de Áustria de François Clouet 1571: na obra de Clouet, Elizabeth aparece com uma gola marcante da época que foi retirada por Louboutin, as cores do vestido e do arranjo do cabelo da modelo na reconstrução também combinam com as do sapato, que passa um ar de elegância e sofisticação, como se refletisse a personalidade de Elizabeth.

Já tendo sido paisagista e colaborador da revista Vogue, Christian Louboutin, conhecido por uma trajetória profissional de paixão pela moda e arte, pôde despertar não apenas estranhamento ou surpresa ao trazer obras de séculos passados aliadas a elementos específicos da idade contemporânea. Ele ousou, inovou na forma de pensar a moda e mostrou que é possível o casamento entre publicidade e arte clássica. Campanhas publicitárias que mesclam o vintage e o atual fazem com que admiradores de arte e de moda se despertem para esse universo.

Texto: Caique Verli, Ana Paula Lopes, Andrezza Vieira, Jéssica Santana e Thaíss Moreira





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