terça-feira, 30 de julho de 2013

O palco e o ambiente na composição teatral




A palavrateatroaborda tanto o significado de uma forma de arte quanto o local designado para essa função - o que é bem compreensível quando se leva em consideração a importância que o espaço tem na composição de uma encenação teatral. Existem várias plataformas de palcos e ambientes que podem ser mais ou menos influentes ou favoráveis para cada tipo de apresentação. A forma como se pretende levar a arte ao público é um dos principais elementos que são levados em conta no momento de fazer essa escolha.
Alguns formatos são mais tradicionais e se popularizaram entre o público e os produtores teatrais. Assim, existem três principais plataformas que a serem adotados para uma composição teatral: o palco italiano, o teatro de arena e o teatro de rua.
A imagem do palco italiano é possivelmente aquela que surge de imediato na mente das pessoas, com sua forma retangular e a presença de cortinas. Os atores representam apenas de frente, na chamada boca de cena (frente do palco). Geralmente é o formato que mais distancia os atores do público, mas alguns diretores optam por não seguir isso a risca e fazem inserções em meio à plateia.



A arena possui sua versão mais tradicional no formato do anfiteatro, de origens na Roma antiga. Geralmente a céu aberto, seu formato é circular e rodeado por arquibancadas, levando a uma atuação multiespacial. A semi-arena dispõe o público em semicírculo e em parte mantém a fórmula com atores de frente. A arena permite um contato maior do público com o elenco.



o teatro de rua pode ser considerado uma das formas como os produtores teatrais mais podem criar uma interação com o ambiente. É basicamente um formato urbano, podendo ser realizado em qualquer espaço público, como ruas e praças. Além do contato com o público ser elevado ao máximo, o próprio espaço pode ajudar a compor a peça, com suas paisagens servindo como cenário e até como elemento cênico.



Quando um diretor conhece bem sua peça e as possibilidades de espaço para realiza-la, ele pode optar pelo ambiente que mais irá favorecer sua ideia inicial. Mas não apenas isso: pode também descobrir como tirar o melhor de cada uma dessas possibilidades e até inovar em seu uso. O espaço tem grande importância numa montagem teatral e sua integração com os demais elementos pode trazer harmonia e unidade ao resultado final.



Texto: Edivânia Cristina, Tamires Arsênio e Patrícia Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário