segunda-feira, 7 de julho de 2014

Instagram, a nova maneira de ver e fazer arte

Ana Luisa Moreira

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.” 

Sebastião Salgado

Arte pode ser considerada uma maneira de se expressar, de transmitir sentimentos, de experimentar, de inovar. As definições e discussões, sobre o que este tema, são diversas e divergentes para cada um.
Novos meios de comunicação foram criados, proporcionando assim, um novo meio de interação entre pessoas e obras. Com o surgimento da Internet vieram as redes sociais, e hoje são febre no mundo inteiro, especialmente, devido a facilidade de obtê-la no celular.
O Instagram, é uma destas formas de interagir, nele se compartilham fotos e vídeos. Criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, se disseminou em 2012 quando se integrou ao Facebook. Virou mania, e quem souber aproveitar sua interatividade com criatividade faz sucesso por todo o mundo.
Essa ferramenta foi criada para que os usuários postassem fotos instantâneas. Há quem o utilize para postar fotografias pessoais, mas aqueles que chamam atenção são os inovadores, ou que fazem da ferramenta um portal de divulgação de sua criatividade. Ou seja, para os amantes da fotografia seu feed pode ser movimentado por projetos artísticos.
Essa ferramenta desperta paixões e curiosidades pela arte de fotografar. Os mais populares desta ferramenta são aqueles que despertam o interesse do outro olhar. Com fotos criativas e inovadoras, na época da reprodutibilidade técnica ser diferente é necessário. A globalização permitiu que novas tecnologias fossem criadas e difundidas pelo mundo, desta forma, artistas interagem com seu público, e apaixonados por arte podem ter um contato maior com as obras.

Abaixo, conheça alguns artistas que encontraram neste aplicativo a possibilidade de criar, ou de divulgar suas obras.
A artista Ahlam Alnajdi, possui mais de um milhão de seguidores publicando fotos de comidas feitas em argila. Ela dedica seu tempo a uma paixão por esculpir pequenas obras que enganam os olhos. Ela utiliza a fotografia e a plataforma para sustentar seu trabalho.



Tomaz Viana é conhecido pelo cenário de arte contemporânea do Rio de Janeiro, por ser grafiteiro e artista plástico. Utiliza o instagram para misturar arte e seu dia-a-dia.


Ricardo do Cavolo mora em Madrid, é ilustrador, pintor e artista plástico. Seus trabalhos coloridos e cheios de informação não tira a harmonia e expressão de sua arte. Utiliza a ferramenta para divulgar sua arte.




Red Hong Yi é uma arquiteta Malasiana radicada na China e com formação em universidades da Austrália e da Europa. Ela mistura em seus quadros tinta e comida. E tornou-se conhecida por publicar seus trabalhos no Instagram.


O Russo Murad Osman é um fotógrafo e produtor de vídeos que conhece o mundo, sempre de mãos dadas com a namorada, a modelo Nataly Zakrarova. Decidiu usar a ferramenta para publicar suas viagens, de forma criativa. E além de tudo o artista escolhe cores, dos filtros que a ferramenta disponibiliza, que combinem perfeitamente com o cenário.



Este aplicativo surgiu com a proposta de integrar arte e realidade. Tornou-se um berço da liberdade fotográfica. Contudo, como vimos, vai muito além de fotos de comidas ou baladas. Representa também o olhar das pessoas sobre sua vida ou a vida dos que a rodeiam. É uma rede para artistas exibirem, criarem, manifestarem, suas obras para o mundo.

Grupo: Ana Claudia Richardelli, Pedro Cursi, Bruna Santos, Lidiany Duarte






Nenhum comentário:

Postar um comentário