domingo, 1 de setembro de 2013

A gastronomia e a estética – Festivais de Gastronomia

Pensar o ato de comer, e mais ainda, de preparar o alimento para o consumo como algo além da necessidade fisiológica é o que dá sentido à gastronomia. O seu vínculo com a estética também vem da relação que o ser humano desenvolveu com o ato de comer e com os próprios alimentos. A combinação de cores, sabores, texturas para um resultado que agrade a todos os sentidos leva em consideração às experiências e conhecimento/memória tanto de quem elabora quanto de quem degusta as preparações. O que se relaciona diretamente com a cultura.


A relação da estética com as dimensões culturais está relacionada ao gosto estabelecido por suas diferenças particulares e individuais. Sendo que o fator preponderante é o biológico, estabelecido por sua formação, por sua história gustativa. Sua experiência individual de gosto é imutável, esse gosto traz em si, o belo, referência de vida, lembranças que fazem deste prato para saboroso para alguns, e não para outros.



Festivais

Comida di Buteco

Criado em 1999 pelo gastrônomo Eduardo Maya, o festival tem raízes em Belo Horizonte, mas já se espalhou por todo o país. Hoje o “Comida di Buteco” acontece em 16 cidades brasileiras entre os meses de abril e maio. Todos os anos um ingrediente é escolhido e os botecos têm que preparar algum petisco que tenha o determinado elemento na receita.
A partir dessa regra básica, os chefes começam a percorrer pelas mais variadas combinações de cores, sabores, aromas e texturas. Tudo para que possam chegar ao prato perfeito. A ideia é aliar a simplicidade dos botecos com a sofisticação da gastronomia, montando receitas que são agradáveis ao paladar e aos olhos, mas sem perder a essência dos botequins.

Tiradentes
O Festival de Tiradentes já é um pouco mais sofisticado que o Comida di Buteco. Ele reúne chefes de cozinha do mundo inteiro. O evento vai além da construção e degustação de pratos. A programação também conta debates, cursos, shows e apresentações culturais. Assim como o festival dos botecos escolhe um ingrediente obrigatório todos os anos, o festival de Tiradentes tem uma temática diferente em cada edição. A deste ano, por exemplo, é a valorização da culinária brasileira. Para isso, chefes de vários estados do Brasil vão se reunir para apresentar os sabores de cada região do país. A edição de 2013 é a 16ª a ser realizada.



Nos festivais de gastronomia podemos notar a presença marcante da estética. Cada prato feito é pensado cuidadosamente para que fique tão bonito quanto gostoso, já que antes de experimentarmos qualquer coisa nós a comemos com os olhos.
“Pensamos que em qualquer sociedade o alimento não é somente degustado, mas também pensado. Pesando seu significado, seu símbolo de acordo com sua cultura e sua ética alimentar. O alimento possui um símbolo que vai muito além de sua composição química.” (TOLEDO, 2010)


Esse é outro ponto que notamos nos festivais. O fato de cada ano ter um ingrediente/tema específico faz com que as receitas desenvolvidas tenham significados. No Comida di Buteco isso é ainda mais evidente. Os nomes do prato são um destaque a parte. Geralmente eles fazem referencia a algum elemento do bar onde é servido, ou a mistura de alimentos que o compõe.

Texto: Fernanda Lopes, Lílian Moura e Laura Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário